X Congresso Brasileiro de Epidemiologia

de à

 X Congresso Brasileiro de Epidemiologia

É com muita satisfação que a Comissão de Epidemiologia da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) anuncia a realização do X Congresso Brasileiro de Epidemiologia. O evento acontecerá entre 7 e 11 de outubro de 2017 em Florianópolis, Santa Catarina.

Nas nove edições anteriores, o evento permitiu o encontro e a troca de experiências e conhecimentos entre profissionais brasileiros e de dezenas de outros países, ajudando a impulsionar o desenvolvimento da epidemiologia nacional. Com certeza em 2017 não será diferente. Estarão reunidos em Florianópolis milhares de epidemiologistas de diversas instituições de ensino, pesquisa e serviços de saúde. No encontro teremos a oportunidade de discutir os diferentes olhares e as distintas abordagens teóricas e metodológicas que temos desenvolvido e aplicado.

O tema do encontro será “Epidemiologia em defesa do SUS: formação, pesquisa e intervenção”. Uma das principais conquistas sociais e construções coletivas da sociedade brasileira e com inegável impacto positivo na saúde dos brasileiros, o Sistema Único de Saúde passa por importantes desafios. Por um lado, no campo político o sistema tem sua própria existência ameaçada. Por outro, há a complexa situação sanitária do país diante de doenças emergentes, reemergentes, envelhecimento, violência e condições crônicas. Em comum, esses desafios exigem a produção de conhecimento científico qualificado para seus enfrentamentos.

Para isso é importante avançarmos no desenvolvimento e na incorporação de técnicas de análises de dados e de delineamento de estudos. É preciso discutir a formação dos epidemiologistas em todos os níveis de ensino. Também é vital continuarmos a estreitar os laços entre a epidemiologia e as necessidades dos serviços de saúde e da população.

 Endereço: Av. Gov. Gustavo Richard, 850 - 88010-290
 Contato: (48) 3251-4000
Voltar