29/10/2014 | Fonte: ONU

ONU Mulheres apoia prêmio para projetos a favor da participação feminina nas tecnologias de informação

ONU Mulheres apoia prêmio para projetos a favor da participação feminina nas tecnologias de informação
Foto: UIT

Sete indivíduos e organizações foram contemplados por suas lideranças em projetos pioneiros e de apoio ao empoderamento de gênero através das tecnologias de informação e comunicação (TIC) nesta terça-feira (28), durante a primeira edição do prêmio GEM-TECH, que aconteceu em Busan, na República da Coreia.

O prêmio foi organizado com a participação da ONU Mulheres e reconhece as conquistas excepcionais de organizações e de indivíduos a favor da igualdade entre gêneros e da disseminação de informações por meio das TIC. No total, foram realizadas mais de 360 inscrições, vindas de mais de 70 países.

A cerimônia de premiação foi seguida pela apresentação das iniciativas dos vencedores e de seus parceiros. Especialistas do setor, da sociedade civil e do governo participaram também de um debate sobre o tópico “Gênero e TIC: por que a igualdade de gênero é importante e em que posição estamos hoje?”.

O secretário-geral da União Internacional de Telecomunicações (UIT), Hamadoun Touré, ressaltou que a exclusão digital de gênero é particularmente preocupante nos países em desenvolvimento.

“A UIT estima que haja 200 milhões menos mulheres online do que homens. As mulheres estão chegando à rede mais tarde e mais lentamente. Sem ações de correção, estima-se que a defasagem de gênero na internet pode chegar a 350 milhões em três ou quatro anos. Igualdade em acesso à banda larga é não apenas uma questão de certo ou errado, mas faz também sentido para o comércio e para a economia”, disse Touré.

Voltar