05/01/2015 | Fonte: ONU

Brasil contribui com 17 milhões de dólares adicionais para projetos de erradicação da fome da FAO

Brasil contribui com 17 milhões de dólares adicionais para projetos de erradicação da fome da FAO
Foto: Agência Brasil/Tomaz Silva

O Brasil ofereceu um aporte adicional de 17 milhões de dólares para projetos em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), reforçando o papel do país como ator-chave na luta contra a fome na região e em outras partes do mundo.

Os novos recursos elevam para mais de 100 milhões de dólares o total do financiamento brasileiro a projetos conduzidos pela FAO. Projetos recentes, aprovados durante o mês de dezembro, incluem desde programas de alimentação escolar a políticas de consultoria de agricultura familiar ao setor pesqueiro na América Latina e África.

A FAO ainda pretende assinar um novo memorando de entendimento com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), que tem sido fundamental para o país em sua transição de importador de alimentos para grande produtor agrícola. O acordo impulsionará a participação da FAO na Cooperação Sul-Sul.

No total, o Brasil apoia mais de 27 projetos da FAO, igualando-se aos 10 maiores contribuintes da Organização, ao lado dos países do G7, da Noruega e da Arábia Saudita.

Forte defensor da Cooperação Sul-Sul, o Brasil tem compartilhado as políticas do Programa Fome Zero, adotada no país em 2003 e que tirou milhões de brasileiros da extrema pobreza, com os países da América Latina, Caribe e África. As recentes contribuições atestam o quão diversificada tem sido a contribuição do país à FAO, que abrange vários de seus ministérios e instituições.

Outros detalhes, clique aqui.

Voltar