31/07/2015 | Fonte: O Globo

ONU Mulheres lança planos de aulas sobre igualdade de gênero e enfrentamento à violência

ONU Mulheres lança planos de aulas sobre igualdade de gênero e enfrentamento à violência
Foto: Ângelo Antônio / Agência O Globo

A ONU Mulheres lança nesta sexta-feira o Currículo Educativo para o Ensino Médio sobre Gênero, Sexualidades e Prevenção de Violência para ser usado livremente pelas escolas brasileiras. Elaborado ao longo de seis meses com a supervisão de psicólogos e especialistas, o material será disponibilizado gratuitamente no site da entidade.

- A ideia partiu das lacunas sobre esse tema que identificamos no ensino. Com esse material, professores poderão engajar os jovens nessa discussão - comentou Nadine Gasman, representante da ONU Mulheres Brasil.

O currículo traz aulas e sugestões de atividades divididas em seis temas: sexo, gênero e poder; violências e suas interfaces; estereótipos de gênero e esportes; estereótipos de gênero, raça e mídia; estereótipos de gênero, carreiras e profissões e, por último, vulnerabilidades e prevenção.

Para a elaboração do conteúdo, foram pesquisados marcos políticos relacionados à inclusão de discussões acerca desses temas no espaço escolar e experiências de trabalho. Além da sugestão de atividades, o material traz orientações para os professores sobre como trabalhar o assunto.

- Além dos planos de aula e literatura, o documento mostra como os professores podem abordar os temas com os alunos. Há sugestão de bibliografia e indicação de exercícios práticos pautados no uso dos celulares para a produção de vídeos e pesquisas pela internet, por exemplo. São abordagens que conversam com a realidade desse jovem - comenta Nadine.

Segundo ela, o material pode ser utilizado integralmente ou parcialmente. O importante, nesse caso, é que os professores leiam todo o conteúdo para que possam fazer um melhor aproveitamento.

O projeto foi financiado pela União Europeia e revisado pela área de Projetos de Educação da Unesco. Para Nadine, a escola é um espaço privilegiado para pensar, questionar, construir e desconstruir ideias. Por isso, é tão importante levar esse debate para a sala de aula.

- Estamos falando com jovens em formação - enfatiza. - Esses conteúdos educativos podem colaborar com a desconstrução de comportamentos machistas e gerar mais consciência sobre as causas da violência contra mulheres e meninas.

Voltar