03/08/2015 | Fonte: Blog Educação

MEC cria grupo de trabalho para identificar práticas inovadoras na educação básica

MEC cria grupo de trabalho para identificar práticas inovadoras na educação básica

Para identificar práticas inovadoras para a criatividade na educação básica brasileira, o Ministério da Educação – MEC instituiu um grupo de trabalho nacional composto por representantes do ministério e especialistas da área de educação. O grupo tem como atribuições monitorar o desenvolvimento da iniciativa para inovação e criatividade na educação básica, ratificar documentos de referência sobre inovação e criatividade e organizar grupos de trabalho regionais, cujo objetivo é mobilizar professores, estudantes, pais, comunidade e governos locais.

A medida foi anunciada pelo ministro Renato Janine Ribeiro e está regulamentada pela portaria 751, de 21 de julho de 2015. A primeira ação do grupo de trabalho nacional deverá ser a promoção de uma chamada pública, prevista para o mês de setembro, em que as instituições educativas poderão descrever as ações que realizam dentro da perspectiva de uma educação inovadora e criativa. As experiências serão analisadas pelo MEC e algumas instituições poderão ter suas práticas publicadas em uma plataforma online, ainda em construção.

“Queremos conhecer o perfil da inovação, onde ela acontece, quem são os agentes responsáveis, qual o protótipo dessa instituição educativa inovadora. E a partir disso confluir para essa rede várias políticas para além das do próprio ministério, como das universidades, ONGs e governos locais”, explica a assessora especial do Gabinete do Ministro da Educação e coordenadora do grupo de trabalho, Helena Singer.

De acordo com a coordenadora, o reconhecimento das práticas educacionais inovadoras integra mais uma das tarefas do MEC. “Do ponto de vista da gestão, esperamos encontrar práticas que tenham desenvolvido um processo de corresponsabilização, envolvendo estudantes, pais, professores e comunidade na formação do projeto político pedagógico e, a partir disso, estabelecido uma relação de significado com a instituição do ponto de vista da sua organização. No aspecto curricular, estamos olhando para a promoção do desenvolvimento integral e para a promoção da sustentabilidade social, econômica, ecológica e cultural, capaz de estabelecer com o indivíduo uma relação de produção de conhecimento e cultura. Para o ambiente físico, queremos espaços capazes de mostrar e manifestar o projeto pedagógico ali desenvolvido e que ancorem relações humanas dialógicas, responsivas, voltadas para o bem estar de todos e capazes de mediar conflitos”, conta Singer.

O mapeamento de iniciativas deve ser concluído até o final do ano de 2015. Após essa etapa, o objetivo é começar a implementar políticas e programas que fortaleçam essas experiências e definam diretrizes para as políticas educacionais brasileiras.

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