02/10/2015 | Fonte: ONU

UNAIDS realizou curso de ativismo para jovens em resposta à epidemia de AIDS

UNAIDS realizou curso de ativismo para jovens em resposta à epidemia de AIDS
Foto: UNAIDS

O II Curso de Formação de Jovens Lideranças: ativismo e mobilização social para a resposta e controle de HIV/AIDS reuniu 50 jovens no San Marco Hotel, em Brasília dos dias 24 a 28 de setembro. Com realização do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS) e organizações parceiras, o curso se restringiu a convidados e participantes e buscou estimular ativistas a avançarem em uma resposta nacional à epidemia.

“Empatia e senso de comunidade são elementos essenciais para a construção de uma liderança efetiva”, explicou a diretora do UNAIDS, Georgiana Braga-Orillard, aos mais de 50 ativistas presentes na abertura do evento. Para ela, é esse tipo de iniciativa de atuantes na área que vai acabar com a epidemia até 2030.

O curso abordou temas relacionados ao ativismo, o Sistema Único de Saúde e o HIV, e elaborou atividades para exercitar a capacidade de ouvir e de argumentar, a empatia e o comprometimento com a causa.

A iniciativa é resultado da parceria do UNAIDS com o Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais (DDAHV) do Ministério da Saúde, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

Voltar