25/11/2015 | Fonte: ONU BR

ONU apresenta Iniciativa Global para gerar emprego para jovens, um dos maiores desafios contemporâneos

ONU apresenta Iniciativa Global para gerar emprego para jovens, um dos maiores desafios contemporâneos
Foto: Programa Petrobras Jovens Aprendiz

Entre os 200 milhões de desempregados em 2014, 37% deles ou cerca de 73 milhões – tinham entre 15 e 24 anos. Para absorver esta parcela da população, como também os 40 milhões que entrarão no mercado de trabalho anualmente, a maioria deles jovens, as economias vão precisar gerar cerca de 475 milhões de empregos na próxima década, revelou a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) nesta segunda-feira (23).

A Iniciativa Global para Trabalhos Decentes para Jovens, apoiada pelo Conselho de Chefes Executivos das Nações Unidas, tem objetivo de ampliar a ação em apoio à criação de emprego para jovens, um dos maiores desafios globais contemporâneos. O projeto é apoiado pela UNIDO e outras agências da ONU.

A implementação do nono Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – que envolve construir infraestrutura resiliente, promover industrialização inclusiva e inovação – poderia gerar milhares de novos trabalhos e diversidade econômica.

De acordo com a agência da ONU, o projeto propõe envolver os principais interessados e líderes mundiais em ações políticas de alto nível sobre o emprego dos jovens; ampliar as políticas e intervenções nacionais e regionais para esse objetivo; reunir competências e melhorar o conhecimento sobre o que funciona para gerar trabalhos; e alavancar recursos de oportunidades existentes, ao mesmo tempo em que se mobiliza recursos adicionais.

“Esses objetivos são ainda mais importantes agora, à medida que lidamos com a maior crise de refugiados e de migração desde a Segunda Guerra Mundial. Precisamos acabar com as raízes do deslocamento, começando pelo fornecimento de oportunidades e empregos para jovens”, afirmou chefe da unidade de Investimento e Tecnologia da UNIDO, Monica Carco, que liderou o engajamento da agência na Iniciativa.

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