27/11/2015 | Fonte: ONU BR

Brasil é o primeiro país a traduzir Guia dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU para empresas

Brasil é o primeiro país a traduzir Guia dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU para empresas
Foto: Pacto Global da ONU

O Brasil é o primeiro país a lançar o Guia dos ODS para as empresas em seu próprio idioma. A publicação em português foi produzida pela Rede Brasileira do Pacto Global, em parceria com o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) e a Global Reporting Initiative (GRI). Com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, a publicação explica como os ODS afetam os negócios das empresas e oferece as ferramentas e o conhecimento necessários para colocar a sustentabilidade no centro de suas estratégias. O lançamento teve apoio do Itaú e aconteceu na quarta-feira (18) em São Paulo.

O presidente da Rede Brasileira do Pacto Global, André Oliveira, destacou que a união do setor privado é o único
caminho para alcançar os objetivos. “Hoje já alcançamos a compreensão de que as parcerias são fundamentais para propagar e atingir os objetivos de desenvolvimento sustentável. Uma única pessoa ou uma instituição sozinha não poderá provocar uma mudança tão grande quanto a que queremos”, afirmou.

O evento contou com a apresentação do guia e a exposição de três cases que exemplificam boas práticas da Itaipu e outras organizações, como a Trata Brasil e a Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, para trabalhar as ODS. Compareceram cerca de 80 pessoas de diversos setores da economia.

Com cinco passos – Entendendo os ODS, Definindo prioridades, Estabelecendo metas, Integração e Relato e comunicação –, a publicação auxilia as empresas a maximizar sua contribuição para os ODS e minimizar os impactos negativos, orientando suas estratégias para criar negócios sustentáveis e reduzir riscos. Originalmente intitulada SDG Compass, a publicação foi traduzida para atender as demandas do mercado brasileiro.

De acordo com o Guia, os ODS apresentam uma oportunidade para que mecanismos e tecnologias sejam elaborados para tratar dos maiores desafios mundiais de desenvolvimento sustentável. “O guia tem uma importância ferramental, pois traduz uma agenda importante como a dos ODS para a criação de estratégias de negócios. E com a esfera de influência das organizações, contribuirá para o desenvolvimento de parcerias colaborativas”, destacou Oliveira.

O Guia dos ODS para as Empresas também orienta sobre o redirecionamento dos fluxos de investimento, para que as organizações atendam às demandas de inovação do mercado e utilizem os recursos de forma mais eficiente. “Esse estudo ajudará as empresas a aplicar os ODS em suas atividades, de acordo com seus objetivos estratégicos. Esperamos, assim, contribuir para o desenvolvimento de negócios cada vez mais sustentáveis tanto em termos da perenidade do business quanto do ambiente em que vivemos”, afirma Marina Grossi, presidente do CEBDS.

Voltar