29/02/2016 | Fonte: ONU BR

Grupo Assessor de Juventude da ONU faz balanço e discute novas ações

Grupo Assessor de Juventude da ONU faz balanço e discute novas ações
Foto: UNFPA/Mariana Tavares

Na primeira reunião do ano, realizada na última segunda-feira (22), o Grupo Assessor Interagencial sobre Juventude das Nações Unidas fez uma avaliação positiva das ações feitas em 2015 e discutiu propostas para 2016 – entre elas, atividades relacionadas ao temas de juventude e iniquidades, promoção da igualdade racial no marco da Década de Afrodescendentes da ONU e a celebração do Dia Internacional da Juventude.

O secretário Nacional da Juventude, Gabriel Medina, fez um balanço das ações da SNJ e destacou a realização da 3ª Conferência Nacional de Juventude, em dezembro passado, que reuniu em Brasília cerca de 3 mil jovens, dos quais 2 mil delegados/as de todo o país, além de convidados, observadores e delegações internacionais.

“Foi um encontro emblemático, que contou com a presença da presidenta Dilma, sete ministros de Estado, parlamentares e o ex-presidente Mujica do Uruguai, num espaço de grande diversidade, com grande participação de negros e indígenas e paridade de gênero”, explicou Medina. “A plenária final foi muito positiva, reafirmou as bandeiras da juventude.”

Ele observou que os mecanismos inovadores adotados, inclusive via aplicativo para celulares, permitiram ampliar a participação da juventude para além dos grupos e lideranças tradicionais. “Isso se conectou à ideia de que precisamos dialogar com outras formas de se fazer política, com outras institucionalidades”, disse ele, lembrando que o Brasil é referência mundial em termos de democracia participativa.

Medina lembrou ainda a expressiva participação internacional na 3ª Conferência, que contou com delegações de jovens de 15 países. A agenda internacional incluiu um seminário sobre “Participação Política e Igualdade de Gênero para as Jovens Mulheres da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP)”, evento promovido pelo Fórum de Juventude da CPLP com o apoio do Grupo Assessor de Juventude da ONU, e o “Seminário Internacional Juventude e Participação Social”, evento paralelo organizado pela Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) e Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), com apoio do UNFPA.

Para a secretária executiva do Conselho Nacional da Juventude (Conjuve), Tamara Terso, a 3ª Conferência permitiu a “reinvenção da participação juvenil” e trouxe para a discussão “um conjunto de pautas e jovens não organizados em movimentos tradicionais”, reforçando a possibilidade de atuação nos territórios. Ela lembrou que as discussões realizadas vão pautar as ações do Conjuve ao longo do ano.

As e os participantes fizeram ainda uma avaliação da participação da delegação brasileira no Fórum de Juventude 2016 do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (ECOSOC). O encontro foi realizado na sede da ONU em Nova York, entre os dias 1 e 2 de fevereiro, e tratou da participação da juventude na implementação dos novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que estabelecem a agenda de desenvolvimento global até 2030.

A delegação brasileira levantou a discussão sobre desigualdade social e participou dos debates sobre trabalho decente e cidades sustentáveis, com foco em moradias de qualidade e espaços de convivência adequados para jovens. O Grupo Assessor apoiou a participação do Conjuve no Fórum de Juventudes do ECOSOC.

O Grupo Assessor Interagencial sobre Juventude busca estabelecer um espaço de diálogo entre o governo, a sociedade civil e as Nações Unidas no tema de Juventude, fortalecendo a articulação e o trabalho conjunto em iniciativas com foco na juventude brasileira.

Atualmente o grupo é coordenado pelo UNFPA juntamente com a Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) e integrado pelas seguintes agências do Sistema ONU: OIT, ONU Mulheres, PNUD, UNAIDS, UNICEF, UNESCO, UNODC, UNV e Escritório do Coordenador Residente da ONU no Brasil. Participa também do grupo o Conselho Nacional de Juventude (Conjuve).

Voltar