10/03/2016 | Fonte: Rádio ONU

Unaids usa tecnologia móvel para combater a Aids

Unaids usa tecnologia móvel para combater a Aids
Foto: Unaids

O Programa Conjunto sobre Aids/HIV, Unaids, e a empresa de telecomunicações Orange firmaram um acordo que inclui o uso de tecnologia móvel para combater o HIV.

O sistema vai ser usado para melhorar os serviços de saúde que envolvem cuidados e tratamentos médicos além de ajuda para acabar com o estigma e a discriminação.

Ações

O Unaids e a Orange vão coletar e analisar os dados sobre a Aids. Em seguida, os especialistas vão identificar onde estão ocorrendo as falhas nos serviços e adotar as ações necessárias para melhorar a qualidade do atendimento das pessoas que vivem com o HIV.

Segundo a agência da ONU, toda a coleta de informação será anônima e confidencial.

A parceria vai ajudar nos esforços para acelerar a resposta do Unaids para acabar com a epidemia da Aids, como uma ameaça de saúde pública, até 2030.

Para que isso seja alcançado, são necessárias inovações e investimentos nos próximos cinco anos para atingir a meta 90-90-90, que vai ampliar o tratamento, expandir o acesso aos serviços de prevenção ao HIV e garantir discriminação zero.

Tecnologia Simples

A tecnologia que será utilizada pelo Unaids e pela Orange é simples e fácil de ser usada. As pessoas cadastradas para participar do projeto precisam ter um telefone celular básico com conexão 2G, que permita o envio e recebimento de mensagens.

Não há nenhum aplicativo para baixar e não é necessário ter conexão com a internet.

Um projeto piloto com duração de quatro meses vai começar no fim de março em Abidjan, na Costa do Marfim. Ele vai envolver mil pessoas que vivem com HIV e que participam de programas de tratamento.

O projeto vai incluir os grupos mais afetados p

Voltar