12/05/2016 | Fonte: ONU BR

EBC e Instituto Patrícia Galvão aderem a pacto da ONU Mulheres para igualdade de gênero na mídia

EBC e Instituto Patrícia Galvão aderem a pacto da ONU Mulheres para igualdade de gênero na mídia
Foto: EBC

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e o Instituto Patrícia Galvão foram os veículos brasileiros que aderiram ao pacto global da ONU Mulheres para organizações de mídia com o objetivo de promover as questões de gênero no âmbito dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

Cerca de 40 organizações de mídia no mundo fazem parte da iniciativa lançada em março deste ano.

A EBC é gestora dos veículos TV Brasil, TV Brasil Internacional, Agência Brasil, Radioagência Nacional e do sistema público de rádio, composto por oito emissoras. Já o Instituto Patrícia Galvão é uma organização social sem fins lucrativos que atua nos campos dos direitos das mulheres e do direito à comunicação.

O objetivo do pacto criado pela ONU Mulheres é intensificar a cobertura de alta qualidade de conteúdos sobre direitos das mulheres e questões de gênero, assim como adotar práticas empresarias sensíveis a essas questões, por meio do aumento do número de mulheres nos meios de comunicação e nos postos de tomada de decisões.

Ao se inscrever no pacto, os veículos comprometem-se a defender os direitos das mulheres e as questões de igualdade de gênero por meio de editoriais; garantir a inclusão das mulheres como fontes em histórias produzidas; adotar um código de conduta sensível às questões de gênero; garantir que as jornalistas recebam orientação para avançar na carreira, entre outros compromisso.

A Agenda 2030, adotada pelos Estados-membros das Nações Unidas em setembro de 2015, é um roteiro global que aborda os principais desafios do século 21, como a erradicação da pobreza, de desigualdades e redução das mudanças climáticas. O empoderamento das mulheres é reconhecido como pré-condição para que seja possível alcançar os ODS que estão no centro da Agenda 2030.

Voltar