22/09/2016 | Fonte: Viver Seguro no Trânsito

Por um trânsito livre do estresse!

Por um trânsito livre do estresse!
Foto: DPVAT

Gentileza e educação são características que facilitam muito o dia a dia das pessoas, seja na hora de resolver problemas ou praticar uma boa ação. No trânsito, entretanto, muitas vezes o que se vê são atitudes imprudentes reforçadas pelo estresse e pela falta de paciência, uma combinação perigosa capaz de desencadear acidentes e fazer vítimas diariamente. A Semana Nacional de Trânsito, que acontece até o dia 25 de setembro, traz o tema “Eu sou + 1 por um trânsito + seguro” na expectativa de conscientizar os cidadãos brasileiros sobre os impactos que suas ações podem causar a outras vidas.

De acordo com pesquisa feita pelo International Stress Management Association (Isma-Brasil), os brasileiros precisam ligar o sinal de alerta para o perigo, o que inclui atenção total até nas pequenas atitudes que tomamos diariamente, afinal, segundo o estudo, somos a segunda população mais estressada do mundo. Seja por questões pessoais, no trabalho ou outros motivos, o fato é que o estresse acaba contribuindo para a falta de atenção de motoristas e pedestres, levando a atitudes como fechar outros carros no trânsito, parar o veículo em cima da faixa de pedestres e participar de discussões e brigas desnecessárias.

Outro estudo realizado pela Fundação AAA para Segurança no Trânsito, dos Estados Unidos, aponta que 51% dos condutores colam de propósito no carro da frente, 45% buzinam para demonstrar irritação e 24% bloqueiam outros veículos que tentam mudar de faixa. Por isso, além de ter mais atenção ao dirigir ou caminhar na rua, tenha calma, seja tolerante e não leve pequenas ações para o lado pessoal.

Se você é pedestre, procure respeitar a sinalização, atravessar a rua na faixa e, principalmente, utilizar sempre passarelas quando necessário. Para exercitar mais a gentileza, ajude idosos e pessoas com deficiência visual em sinais de trânsito; se está dirigindo, dê passagem a outro motorista que indica intenção de mudar de faixa; se cometeu um erro, peça desculpas e procure relevar atitudes incoerentes de outras pessoas.

Hoje, vários países estão comemorando o Dia Mundial Sem Carro.  Que tal deixar o carro em casa e fugir um pouco do estresse do trânsito?

Suas ações são capazes de inspirar outras pessoas e reverter o grande número de vidas perdidas no trânsito. Construir mais segurança em ruas e estradas também é responsabilidade de todo cidadão. Pratique a gentileza e transforme o dia de alguém! Afinal, gentileza gera gentileza.

Voltar