21/02/2017 | Fonte: ONU Brasil

PNUD e instituições da Paraíba se unem para divulgar metas da ONU nos setores público e privado

PNUD e instituições da Paraíba se unem para divulgar metas da ONU nos setores público e privado
Foto: FIEP

Em Campina Grande, na Paraíba, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) firmou nesta semana um acordo com instituições do estado para promover a Agenda 2030 da ONU. Cooperação foi formalizada durante o seminário “Gestão Estratégicas das Águas: Uma agenda para o desenvolvimento sustentável”.

Com a parceria, o Instituto Alpargatas, a Universidade Federal da Paraíba, a Federação das Indústrias da Paraíba, a Federação das Associações de Municípios e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) no estado se comprometem a desenvolver políticas que disseminem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e contribuam para o seu cumprimento pelo setor público e privado.

Ao longo dos debates do seminário, o crescimento econômico com uso estratégico dos recursos hídricos locais foi apontado por especialistas como ferramenta para reduzir a desigualdade e aumentar a renda e o número de empregos na região.

“O recurso hídrico é um insumo indispensável para a realização das principais atividades econômicas do país. Por isso, a necessidade de considerar a gestão dos recursos hídricos uma prática indispensável ao alcance do desenvolvimento sustentável”, afirmou o diretor de país do PNUD, Didier Trebucq.

O funcionário da agência da ONU ressaltou que “o PNUD trabalhará em estreita colaboração com seus parceiros, na mobilização social e territorialização dos ODS em âmbito local para alcançar áreas e comunidades onde o progresso tem sido mais lento, para tornar real o propósito de não deixar ninguém para trás”.

O superintendente do SEBRAE da Paraíba, Walter Aguiar, afirmou que a gestão eficiente dos recursos hídricos de uma determinada região impacta diretamente no ambiente de negócios local. “Discutimos uma agenda estratégica, na qual a gestão dos recursos hídricos é o tema principal para o desenvolvimento. Apostar na sustentabilidade é bom para o planeta, para as comunidades e também para os negócios”, disse.

Por meio de escolas da rede pública, o Instituto Alpargatas divulgará os ODS não somente entre alunos e professores, mas também entre gestores que atuam diretamente na área de educação.

“É de extrema importância essa parceria para a disseminação dos ODS. Entendemos que a educação é a forma mais concisa e importante de chegarmos a todos os públicos. Com a colaboração de todos os envolvidos nas atividades de educação, conseguiremos potencializar a disseminação da nova agenda”, afirmou o diretor-executivo do organismo, Berivaldo Araújo.

“É o ponto de partida para que façamos a decolagem para um novo tempo. É a largada para o desenvolvimento que possibilitará gerar mais empregos e renda na Paraíba. Queremos fazer muito mais, com menos água. Fazer tudo com dedicação, empenho e consciência”, afirmou o presidente da Federação das Indústrias da Paraíba, Francisco de Assis Gadelha, a respeito do acordo.

Voltar