23/02/2017 | Fonte: Ecodesenvolvimento

Aplicativo busca impulsionar a economia criativa

A empresa de tecnologia da informação britânica Sunscious Limited, parceira do Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (Centro RIO+), lançou um novo aplicativo, chamado WeAppHeroes, com o objetivo de conectar pessoas e organizações com projetos locais de sustentabilidade.

O aplicativo permite que os usuários ajudem uns aos outros nas proximidades de sua localização. Pode ser usado para qualquer tipo de tarefa diária, desde o empréstimo de uma chave de fenda até o recrutamento de voluntários para atividades sociais ou ambientais mais organizadas.

De maneira geral, a iniciativa pretende unir cidadãos em torno de ações que almejem alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), parte de uma agenda global com prazo até 2030 para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e garantir a paz e a prosperidade.

“Ações criativas de pequena escala podem oferecer grande impacto sobre o desenvolvimento sustentável nas comunidades, cidades e nações”, disse o Centro RIO+, em comunicado.

Em Muquiço, favela localizada no bairro de Guadalupe, zona norte no Rio de Janeiro, alguns jovens já começaram a usar o aplicativo. Foi assim que surgiu o coletivo de arte 90Noventa, que cria grafites em espaços públicos.

A expectativa é de que mais de 800 organizações da sociedade civil brasileira utilizem o aplicativo como ferramenta para aumentar a participação dos cidadãos em projetos e iniciativas locais.

Estas organizações são parte da rede Atados, que liga projetos e voluntários em todo o país. A rede é parceira do WeAppHeroes no Brasil, e vai apoiar a sua implementação e promoção.

“Nosso principal desafio é desenvolver ferramentas práticas para a promoção do desenvolvimento sustentável no ambiente urbano”, disse Rômulo Paes de Sousa, diretor do Centro RIO+, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PnuD).

Para os criadores do aplicativo, a construção da confiança e coesão social entre todas as classes, etnias e gêneros, é um de seus principais objetivos.”Se ele for usado para hortas comunitárias, compartilhamento de caronas, tutorias, doações ou limpeza de praias, o aplicativo cria a base para uma nova economia solidária que reduz os custos ambientais, sociais e econômicos das ações comuns”, declarou Valentina Hernandez, presidente da Sunscious.

Saiba mais em http://bit.ly/2egre6b.

Voltar