26/06/2017 | Fonte: Secretaria de Governo - Presidência da República do Brasil

Governo divulga Relatório Nacional Voluntário sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A Secretaria de Governo da Presidência da República divulga o Relatório Nacional Voluntário sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável  - ODS, elaborado para o Fórum Político de Alto Nível  - (High Level Political Forum- HLPF) de 2017.

O documento apresenta os passos trilhados pelo Brasil na implementação dos ODS, com foco nos objetivos 1, 2, 3, 5, 9, 14 e 17, tema central do fórum deste ano, que dará ênfase à temática “Erradicando a pobreza e promovendo prosperidade em um mundo em mudança”.

Lembrando que os dados positivos do relatório são frutos de intensa colaboração entre os diversos atores da Sociedade Civil, de Governos Federal e Subnacionais, Institutos de Pesquisa e Órgãos de Controle que compartilharam suas experiências da Agenda 2030. Os valiosos relatos explicitaram a quantidade e pluralidade de iniciativas já em curso nas diversas regiões do país.

Este relatório estimula todos os envolvidos para o cumprimento das metas até 2030, com vistas a uma sociedade mais igualitária, justa e inclusiva. Leia o relatório aqui.

Comissão

Na próxima quinta-feira (29), serão empossados os representantes dos governos Federal, Estadual, Municipal e da Sociedade Civil na Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

A Comissão é instância colegiada, paritária, de natureza consultiva, com a finalidade de internalizar, difundir e dar transparência ao processo de implementação da Agenda 2030 no Brasil, por meio da articulação e da mobilização com os entes federativos e a sociedade civil.

A Agenda 2030 é fruto do consenso entre os 193 países membros da ONU e reúne contribuições do diálogo entre governos e sociedade civil, construídos desde a Rio +20.

O Brasil se comprometeu a alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e suas 169 metas que buscam, prioritariamente, erradicar a pobreza e a fome; reduzir as desigualdades; combater mudanças climáticas e promover o crescimento econômico inclusivo.

Voltar