11/07/2017 | Fonte: ONU News em Nova Iorque

Fórum na ONU avalia progresso dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Fórum na ONU avalia progresso dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Foto: ONU/Cia Pak

Representantes de governos de países ao redor do mundo estão na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, nesta segunda-feira para o início do Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável.

O objetivo do encontro é avaliar o progresso feito na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODSs, dois anos após terem sido adotados por todos os Estados-membros da ONU.

"Mensagem forte"

Na abertura do fórum, o presidente do Conselho Econômico e Social da ONU, Frederick Musiiwa Makamure Shava, afirmou que uma sessão bem-sucedida enviaria uma "mensagem forte do compromisso coletivo de não esquecer ninguém" enquanto o mundo "busca a implementação oportuna da Agenda 2030".

O tema do encontro este ano é "erradicar a pobreza e promover a prosperidade em um mundo que está mudando".

Shava destacou que as discussões deste ano se concentrarão na eliminação da pobreza e da fome, em assegurar vidas saudáveis, na conquista da igualdade de gênero, na construção de infraestrutura resiliente e na implementação de parcerias.

O fórum também dará seguimento a avanços alcançando durante a Conferência sobre os Oceanos, voltada à conservação e uso sustentável de mares e oceanos.

Desafios

O Fórum Político de Alto Nível será realizado até o dia 19 de julho e inclui um segmento ministerial de três dias onde espera-se mais de 70 ministros.

Além disso, a sessão incluirá discussões sobre os desafios e lacunas para se alcançar a agenda em 44 países que se ofereceram para fornecer relatórios sobre progressos. Haverá ainda mais de 120 eventos paralelos relacionados aos ODSs.

Segundo o subsecretário-geral da ONU para Assuntos Econômicos e Sociais, Wu Hongbo, "quando se trata da revisão dos ODSs, o fórum é o lugar para se estar".

Wu Hongbo lembrou que a Agenda 2030 "não é para um país ou uma região", mas sim para todos.

Interconexão e parcerias

O subsecretário-geral lembrou muitos avanços que já foram feitos e o quanto ainda precisa ser feito.

Ele ressaltou ainda a "natureza profundamente interconectada dos diferentes elementos da Agenda 2030", destacando que tanto os desafios quanto as soluções conectam diferentes objetivos e metas.

Para Wu Hongbo, o essencial para realizar o desenvolvimento sustentável "por todas as pessoas e para todas as pessoas" é revitalizar e reforçar parcerias globais.

Voltar