20/10/2017 | Fonte: ONU

Objetivos da ONU dependem da garantia dos direitos humanos, dizem especialistas

Como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS) — um conjunto de metas para erradicar a pobreza, promover a igualdade de gênero e combater as mudanças climáticas — podem levar países a cumprir com suas obrigações de direitos humanos, e vice-versa? A pergunta foi tema de oficina realizada nesta semana, em Brasília, pela ONU e pelo Instituto de Desenvolvimento e Direitos Humanos (IDDH). Para especialistas, pautas dependem umas das outras.

Foto: PNUD Brasil/Guilherme Larsen

Como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS) — um conjunto de metas para erradicar a pobreza, promover a igualdade de gênero e combater as mudanças climáticas — podem levar países a cumprir com suas obrigações de direitos humanos, e vice-versa? A pergunta foi tema de oficina realizada nesta semana, em Brasília, pela ONU e pelo Instituto de Desenvolvimento e Direitos Humanos (IDDH).

Para o assessor sênior do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Haroldo Machado, os ODS só poderão ser cumpridos com a garantia e a promoção universal dos direitos humanos.

“A Agenda 2030 engloba o tema de forma integrada na promoção de direitos básicos aos habitantes do planeta. Portanto, a implementação dos Objetivos Globais é a principal forma de diminuirmos as desigualdades, em todas as suas formas”, disse durante a abertura do evento, na terça-feira (17).

Também presente, a assessora de direitos humanos da ONU, Angela Pires Terto, reiterou que “a Agenda 2030 e os direitos humanos reforçam-se mutuamente e são interdependentes”. Segundo a especialista, os ODS não são uma pauta a ser Nações Unidas. “É uma agenda para os Estados, para o setor privado e para a sociedade civil, incluindo organizações, ativistas e defensoras e defensores de direitos humanos.”

Voltar