13/11/2017 | Fonte: Exame

Novo relatório mostra queda na produção de grãos na próxima safra

Foto: CampoTv

São Paulo – A produção total de grãos para a safra de verão 2017/18 está estimada para ficar entre 223,29 e 227,54 milhões de toneladas, uma redução de 6,2 e 4,4%, respectivamente. A área plantada deve se manter entre 60,9 e 62,1 milhões de hectares – ou seja, no melhor dos cenários, haverá um crescimento de 1,9%, se comparada com a safra 2016/17.

Os números foram divulgados hoje pela Compania Nacional de Abastecimento (CONAB) e são baseados no comportamento inicial dos produtores frente às condições climáticas. Dados mais definitivos serão divulgados no próximo relatório, em dezembro.

“A safra anterior foi excepcional em todos os aspectos, como clima e novas tecnologias. A projeção que estamos fazendo para a próxima safra é menor, mas não foge ao padrão médio histórico” explica Aroldo de Oliveira Neto, Superintendente de informações do agronegócio pela CONAB.

“Haverá uma pequena perda de produtividade em relação à safra anterior, que deve ocorrer por dois fatores: o cenário estatístico, que ainda é incerto, e a perda de área, principalmente do milho” diz Aroldo. Essa perda de área ocorreu devido à produção de milho recorde na safra passada, que deixou um excesso de estoque e gerou uma queda no preço do grão.

Os produtores resolveram então destinar parte da área do milho para outras culturas como algodão, feijão, milho selvagem, e principalmente, a soja. Mesmo com o crescimento previsto de área para a soja, a produção deverá ser menor, uma vez que o patamar de produtividade do grão volta ao padrão considerado normal.

Voltar