26/12/2017 | Fonte: ONU Mulheres

ONU Mulheres apoia corrida da Turma da Mônica em prol da igualdade de gênero

ONU Mulheres apoia corrida da Turma da Mônica em prol da igualdade de gênero
Foto: ONU Mulheres

Com apoio da ONU Mulheres no Brasil, a Maurício de Souza Produções realizou, no dia 17 de dezembro, a primeira Corrida Donas da Rua, iniciativa em prol da igualdade entre meninos e meninas. A marcha contou com uma surpresa especial — a apresentação da mais nova personagem da Turma da Mônica, a jovem Milena Sustenido.

Milena vem de uma família negra com fortes raízes musicais. É uma garotinha cheia de atitude e autoestima, que exibe seus talentos nas aulas de piano. Além da música, Milena também é apaixonada por futebol.

“A Turma da Mônica é uma forte referência para as crianças brasileiras há cinco gerações. Metade da nossa população é negra e, por isso, ter uma personagem que representa e empodera as meninas negras é muito importante para que elas tenham a certeza de que também são Donas da Rua e podem exercer plenamente o seu potencial”, avalia Adriana Carvalho, gerente dos Princípios de Empoderamento das Mulheres na ONU Mulheres.

“A reação emocionada do público ao apresentarmos a primeira personagem da família Sustenido, durante a Corrida Donas da Rua, reforçou a importância de se elevar a autoestima das meninas e seus direitos à igualdade e diversidade de oportunidades, além de aumentar a representatividade das meninas negras nos quadrinhos, animações e eventos de live-action”, defende Mônica Sousa, diretora-executiva da Mauricio de Sousa Produções e porta-voz do projeto Donas da Rua.

Os Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU são uma iniciativa da ONU Mulheres e do Pacto Global das Nações Unidas para mobilizar o setor privado, garantindo políticas para a igualdade de gênero dentro de empresas e corporações.

A ONU Mulheres também vem trabalhando em parceria com a Mauricio de Sousa Produções no projeto #DonasdaRua, que divulga a história de mulheres notáveis do Brasil e busca romper com estereótipos de gênero.

Voltar